segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 1.4 - Elaboração de Projetos - PITEC

ATIVIDADE 1.4
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DOS CURSISTAS:
Adriana Tibola; Dirce Bitdinger; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Aparecida Silvana da Silva.


IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Guarujá

SÉRIE: 3º ano, 4º ano “A e B”, 5ª série “A e B”

NÚMERO DE ALUNOS: 136 alunos

NÚMERO DE PROFESSORES: 04

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

TÍTULO DO PROJETO: Gêneros Textuais

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Disciplinar

CONTEÚDOS: Relato de experiências – (diário), carta, convite, e-mail, receitas e regras de jogo.
Textos: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, artigo de opinião, leitura de gravuras, textos reflexivos.
Produção de uma entrevista (gênero), bula de remédios, conto, poemas, notícia, conto e poema (comparação).
Estatuto, declaração de direito, resumo, resenha, letra de música, história bíblica, adivinhas, rótulos.


DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO:

OBJETIVO GERAL:
Promover a leitura, incentivar e facilitar o acesso àqueles que têm ou gostariam de desenvolver o hábito de ler, instigar e incentivar àqueles que não têm a criá-lo; apreciar a leitura; conhecer vários gêneros textuais; proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ler diversos gêneros textuais previamente selecionados;
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações sobre a linguagem oral e escrita;
- Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos, sociais, contextuais e lingüísticos;
- Produzir textos a partir das leituras e discussões promovidas na sala de aula;

JUSTIFICATIVA:

Este projeto justifica-se pela necessidade de promover a leitura dos alunos da escola, de modo que, também, o aprendizado da língua escrita aconteça prazerosamente. Torna-se relevante investigar, entender e discutir assuntos relacionados aos diversos gêneros textuais fazendo uso da língua portuguesa culta e auxiliar na construção e aprimoramento textual. Aponta-se também a necessidade de realizarmos um planejamento que estabeleça métodos convenientes e com um conjunto de procedimentos e ações que visem à realização do projeto.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Laboratório de Informática; máquina digital; aparelho de som; CDS; DVD; data show; filmadora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série. Brasília: SEF/MEC, 1997.

DOLZ, J; SHCNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita/
Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.p.41-

LIBÂNEO, José Carlos. Exigências Educacionais Contemporâneas e Meias de
Comunicação. São Paulo: Ática, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário