ATIVIDADE 1.5
PROPOSTA DE PROJETO
NOME DOS CURSISTAS:
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO 1º CICLO: Adriana Tibola; Aparecida Silvana da Silva; Dirce Bitdinger; Sílvia de Almeida Silva.
PROFESSORES RESPONSÁVIES PELO 2º CICLO: Divino Rodrigues Sousa ; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Marislei Carias da Silva; Ruth P. Camargo.
IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Guarujá
SÉRIE: 1º e 2º Ciclo
NÚMERO DE ALUNOS: 256 alunos
NÚMERO DE PROFESSORES: 08
ÁREA DE CONHECIMENTO: Todas
TÍTULO DO PROJETO: Horta escolar
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Interdisciplinar
CONTEÚDOS: Preparação do solo, plantio, germinação, irrigação, tipos de alimentos, partes da planta, classificação das plantas, produção de texto, cálculos matemáticos.
DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO:
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a comunidade escolar uma alimentação saudável e colorida, tornando um trabalho prazeroso e de cooperação no manejo da horta, com a intenção de mudar o ambiente tanto na visualização quanto na valorização pessoal dos alunos e funcionários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
• Conhecer técnicas de cultura orgânica;
• Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
• Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
• Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
• Cooperar em projetos coletivos;
• Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
• Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
• Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
JUSTIFICATIVA:
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e alunos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
A horta surgiu da necessidade de melhorar a alimentação dos alunos e aproveitar o espaço que temos na escola também para melhorar a visão do ambiente.
METODOLOGIA
As atividades de preparação do solo e dos canteiros foram desenvolvidas pelos alunos do 2° ciclo( 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental de 9 anos). O plantio e semeadura foram realizados pelos alunos do 1º ciclo ( 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de 9 anos).
As atividades de cuidado e acompanhamento da horta foram desenvolvidas por todos os alunos e funcionários da escola.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Laboratório de Informática; máquina digital; aparelho de som; DVD; data show
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.embrapa.br
www.sme.pmmc.com.br/arquivos/ambiental/horta.doc
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário