ATIVIDADE 2.5
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTA: LILIAN MARIA RODRIGUES DA SILVA
REFLEXÃO
O uso das TICS no processo de ensino aprendizagem, vem contribuindo bastante no trabalho dos profissionais de educação. No momento em que estes profissionais se capacitam para utilizar esses recursos, o resultado se torna ainda mais positivo e as aulas cada vez mais prazerosas para os alunos.
No Eixo I do PITEC, foi trabalhado o desenvolvimento de projetos com o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. O projeto trabalhado na escola em que atuo, teve um grande envolvimento de todo grupo escolar, pois escolhemos a Horta escolar, e dividimos as tarefas por ciclos. Todos se sentiram comprometidos com o trabalho e os resultados esperados tem sido alcançados, visto que os alunos estão compreendendo cada dia mais, a importância de uma alimentação saudável. Durante a realização deste projeto, o laboratório de informática foi bastante utilizado nos diversos estágios da horta, pois a cada procedimento como preparação do solo, plantio, irrigação, colheita e valores nutricionais dos vegetais plantados, estes eram pesquisados pela turma responsável, o que disponibilizou uma variedade de conhecimentos aos alunos e profissionais envolvidos.
Para se desenvolver um projeto envolvendo os recursos tecnológicos, é necessário que este esteja em consonância com o currículo, para que os conteúdos a serem trabalhados com os alunos seja contemplado. Foi o que trabalhamos no Eixo II, a importância de inserir as tecnologias no currículo, para que os profissionais da educação possam buscar informações em diferentes fontes, e assim proporcionar uma diversificação das aulas e ao mesmo tempo capacitar os alunos, que estão crescendo em uma sociedade digital, para aumentar suas fontes de conhecimento através dos recursos tecnológicos disponíveis em nossa sociedade.
No Eixo III foi discutido a importância de refletir sobre a ação, ou seja, sobre o projeto desenvolvido. Nesse momonto, todos os envolvidos no projeto devem socializar suas experiências vivenciadas no decorrer do trabalho e analisar quais ações necessitaram ou não de alterações. Para realizar essa análise com os alunos, uma estratégia bastante utilizada, é o estudo a partir de mapas conceituais, pois propiciam uma aprendizagem significativa para os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário