Aula desenvolvida na sala de apoio com alunos do 3º ano.
Primeiro coordenei uma roda de conversa, questionando os alunos sobre tudo que eles já trabalharam na sala de aula e sala de apoio, que envolve o tema relações raciais. Eles fizeram vários comentários, mostrando que não se deve ter preconceito, mas eles relacionam o preconceito mais aos negros e aos portadores de necessidades especiais, citando um aluno especial da escola como exemplo. Então enfatizei os outros tipos de preconceitos existentes em nossa sociedade, deixando os mesmos comentarem sobre o assunto.
Em seguida mostrei um vídeo do Olodum mirin fazendo uma apresentação, destacando que o grupo é formado por crianças de baixa renda, que freqüentam a ESCOLA OLODUM e preservam a cultura afro.
Para finalizar pedi aos alunos que montassem um cartaz, usando revistas e livros para recortes, abrangendo as diversas diferenças culturais, raciais e sociais. No cartaz foi possível perceber que os alunos não se concentraram apenas em figuras que mostrassem as diferenças raciais, mas sim nas diversas diferenças trabalhadas na aula.
Os alunos gostaram da aula, participaram bastante da roda de conversa e acharam interessante o vídeo do grupo mirin. Durante a produção do cartaz, foi possível observar que eles realmente compreenderam o assunto trabalhado.
Acredito que este tema deve ser trabalhado com freqüência no cotidiano escolar, com abordagens e atividades diferenciadas, para que em um futuro próximo, o preconceito não seja uma atitude tão recorrente em nossa sociedade.
Primeiro coordenei uma roda de conversa, questionando os alunos sobre tudo que eles já trabalharam na sala de aula e sala de apoio, que envolve o tema relações raciais. Eles fizeram vários comentários, mostrando que não se deve ter preconceito, mas eles relacionam o preconceito mais aos negros e aos portadores de necessidades especiais, citando um aluno especial da escola como exemplo. Então enfatizei os outros tipos de preconceitos existentes em nossa sociedade, deixando os mesmos comentarem sobre o assunto.
Em seguida mostrei um vídeo do Olodum mirin fazendo uma apresentação, destacando que o grupo é formado por crianças de baixa renda, que freqüentam a ESCOLA OLODUM e preservam a cultura afro.
Para finalizar pedi aos alunos que montassem um cartaz, usando revistas e livros para recortes, abrangendo as diversas diferenças culturais, raciais e sociais. No cartaz foi possível perceber que os alunos não se concentraram apenas em figuras que mostrassem as diferenças raciais, mas sim nas diversas diferenças trabalhadas na aula.
Os alunos gostaram da aula, participaram bastante da roda de conversa e acharam interessante o vídeo do grupo mirin. Durante a produção do cartaz, foi possível observar que eles realmente compreenderam o assunto trabalhado.
Acredito que este tema deve ser trabalhado com freqüência no cotidiano escolar, com abordagens e atividades diferenciadas, para que em um futuro próximo, o preconceito não seja uma atitude tão recorrente em nossa sociedade.
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