quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Atividade 1.3 - PITEC

ATIVIDADE 1.3
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DO CURSISTA: LILIAN MARIA RODRIGUES DA SILVA

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Acredito que com a multiplicidade de recursos tecnológicos que podemos utilizar em situações de aprendizagem, fica impossível desenvolver um projeto que não seja interdisciplinar, pois ao pesquisar sobre o tema, os envolvidos no projeto irão adquirir novos conhecimentos e poder relacioná-los com o assunto trabalhado. Isso me leva a concluir que pode se desenvolver um projeto com foco maior em uma determinada área de conhecimento, mas nunca isolado nessa disciplina, o que perderia o sentido de se trabalhar com projetos, pois o mesmo se caracteriza por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Um trabalho isolado também comprometeria a postura do professor, que cada dia mais busca melhorar e reconstruir sua prática pedagógica.

Atividade 1.2 - PITEC

DIÁLOGO TEÓRICO

Ambos os pensadores defendem o trabalho com projetos e também acreditam que despertar a curiosidade dos alunos é a melhor forma para se atingir um bom aprendizado, porém cada um apresenta visões diferenciadas ao se trabalhar com esses projetos.
Para Hernandez o primeiro passo é reorganizar o currículo em forma de projetos, assim o professor passará de transmissor de conteúdos a pesquisador e o aluno conseqüentemente a receptor passivo e sujeito do processo. Para ele não existe um método, mas sim várias condições para se respeitar, e a primeira é determinar o assunto a ser pesquisado, que pode partir do professor ou dos alunos. Hernandez acredita que tudo pode ser ensinado por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial.
Já Freire defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e sua crítica à escola conservadora era justamente essa, pois para ele essa escola apenas passava os conteúdos ao aluno, que o recebia e acomodava e Freire defende uma escola que deixe os alunos inquietos e que o professor leve os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdades absolutas. Outra idéia defendida pelo pensador é que o ensino aprendizagem deve partir do conhecimento que o aluno já tem, levando o aluno a aprender a “ler o mundo” para assim poder transformá-lo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Relações Raciais - Módulo VII

A atividade do módulo VII foi trabalhada com os alunos da 5ª série B, na sala de apoio.
Primeiro fiz apanhado de tudo que já foi trabalhado sobre diversidade, miscigenação e preconceito no decorrer deste curso. Em seguida foquei o assunto para diversidade de cores em nosso país. Nesse momento os alunos participaram bastante com comentários sobre preconceito não só em relação à cor, mas também preconceito devido a opção sexual e a condição social.
Em relação à cor da pele, os alunos fizeram comentários atribuindo a sua cor em função da cor de seus familiares. Mas no momento em que cada aluno foi questionado sobre a sua cor, uma aluna que é negra, respondeu que sua cor é morena. Acredito que sua resposta se deve ao fato de a palavra negro ainda não ser tão aceita pela sociedade e pela própria pessoa que é negra. Pois no decorrer da conversa nenhum aluno demonstrou preconceito em relação à cor.

Relações Raciais - Módulo VI

Plano de aula
Alunos atendidos: 3º e 4º ano – Sala de apoio
Conteúdo: Miscigenação
Objetivos:
• Compreender o conceito de miscigenação.
• Valorizar as diferentes culturas.
• Reconhecer as contribuições nas áreas social, econômica e política dos africanos, indígenas e seus descendentes na História do Brasil.
• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimento.
Metodologia:
Inicialmente apresentar o conceito de miscigenação para os alunos, seguido de exemplos. Em seguida apresentar um vídeo retirado do youtube “ miscigenação vídeo trabalho”, que possui várias imagens retratando a miscigenação e com uma música de fundo que também contempla o assunto. Dedicar um momento para discussão, onde os alunos irão comentar sobre o vídeo e a música e a professora fará as intervenções necessárias, destacando a importância de valorizar todas as culturas que contribuíram para a formação do nosso país e enfatizando que hoje o Brasil é apreciado por outros países por possuir essa diversidade cultural. Para finalizar deixar os alunos pesquisar no computador sobre o tema e debater com os colegas e professora cada informação encontrada.
Recursos didáticos:
Laboratório de informática
Avaliação:
Avaliar o conhecimento dos alunos sobre miscigenação e se os mesmos identificam essa diversidade em nosso país.
Síntese
Os alunos mostraram interesse no assunto e comentaram bastante a diversidade de raças e cores apresentadas no vídeo. Outro ponto que foi bastante enfatizado pela professora e os alunos demonstraram compreensão, foi a respeito da contribuição dos indígenas e africanos na nossa cultura e que está presente até hoje no nosso dia a dia através da culinária e de manifestações culturais, como danças e festas típicas, que se destacam em diversas regiões do nosso país. Durante a pesquisa no computador, os alunos também identificaram várias informações a respeito da miscigenação que fizerem com que os mesmos compreendessem a importância da mistura de raças na formação do nosso país.

Relações Raciais - Módulo v

Esta atividade foi realizada com alunos do 3º e 4º ano na sala de apoio.
Os alunos se mostraram confusos em relação aos europeus e asiáticos, então mostrei no computador algumas imagens desses povos e então eles completaram com adjetivos que eles imaginaram após ver as imagens. Mas em relação ao negro as respostas foram todas voltadas à relação dos mesmos com a escravidão e com a cor de pele. No indígena completaram com matas, florestas e culturas. Após realizar a atividade, conversei com os mesmos sobre a visão de que o negro só está ligado à escravidão, apontando várias contribuições na nossa cultura, que foram trazidas pelos negros. Para finalizar enfatizei que nenhum desses povos deve ser discriminado e que a cultura de todos deve ser respeitada.

Relações Raciais - Módulo II


A atividade relatada a seguir, foi trabalhada na sala de apoio com alunos do 3° e 4° ano.
Primeiro foi feita uma leitura pela professora, do texto “Aceitando pelo o que é”, seguida de interpretação oral com o grupo. Na sequência apresentação de um cartaz “Respeito às diferenças”, com figuras destancando as diferenças raciais, físicas e culturais. Cada figura do cartaz foi comentada pelo grupo, com a professora fazendo as intervenções necessárias, enfatizando que essas diferenças não interferem na capacidade do ser humano de conviver em sociedade e nem podem ser usadas para se discriminar alguém.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Pessoal e Profissional

Atividade 1.1 - Meu projeto pessoal/profissional

Projeto Pessoal e Profissional

Tudo que queremos alcançar, seja na vida profissional ou pessoal, precisamos de um projeto para que possamos traçar os objetivos e assim facilitar a realização dos nossos sonhos e ideais.
No âmbito escolar o trabalho com projetos é fundamental, pois os alunos participam da escolha do tema e eles mesmos levantam os questionamentos a respeito do tema e da meta a ser alcançada, o que faz com que os alunos fiquem motivados a desenvolver o projeto.
Outro ponto importante e muito positivo no trabalho com projetos na escola, é que os alunos aprendem a desenvolver atitudes coletivamente, compreendendo que os resultados poderão abranger não só os indivíduos envolvidos no projeto, mas também a sociedade como um todo. Com isso, os alunos se tornam cada vez mais participativos na sociedade e desenvolvem o conceito de cidadania.
Na minha vida sempre procurei planejar as minhas atitudes para obter o máximo possível dos resultados esperados, o que na verdade se torna um projeto constante. Na vida profissional consegui boa parte do que planejei, que seria me graduar e especializar enquanto solteira, pois acreditava e ainda acredito que facilita muito você fazer as coisas por parte para não acumular responsabilidades familiares e estudantis ao mesmo tempo. Na vida pessoal no momento estou realizada, mas esta parte acredito que os projetos tem mais índices de não se concluir da maneira que foi traçado, devido se envolver mais questões afetivas e familiares, que nem sempre tem como serem planejadas. Mas tanto na vida pessoal como profissional estamos em constante transformação e traçando projetos em busca de viver melhor e mais feliz a cada dia.