DIÁLOGO TEÓRICO
Ambos os pensadores defendem o trabalho com projetos e também acreditam que despertar a curiosidade dos alunos é a melhor forma para se atingir um bom aprendizado, porém cada um apresenta visões diferenciadas ao se trabalhar com esses projetos.
Para Hernandez o primeiro passo é reorganizar o currículo em forma de projetos, assim o professor passará de transmissor de conteúdos a pesquisador e o aluno conseqüentemente a receptor passivo e sujeito do processo. Para ele não existe um método, mas sim várias condições para se respeitar, e a primeira é determinar o assunto a ser pesquisado, que pode partir do professor ou dos alunos. Hernandez acredita que tudo pode ser ensinado por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial.
Já Freire defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e sua crítica à escola conservadora era justamente essa, pois para ele essa escola apenas passava os conteúdos ao aluno, que o recebia e acomodava e Freire defende uma escola que deixe os alunos inquietos e que o professor leve os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdades absolutas. Outra idéia defendida pelo pensador é que o ensino aprendizagem deve partir do conhecimento que o aluno já tem, levando o aluno a aprender a “ler o mundo” para assim poder transformá-lo.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
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