Plano de aula
Alunos atendidos: 3º e 4º ano – Sala de apoio
Conteúdo: Miscigenação
Objetivos:
• Compreender o conceito de miscigenação.
• Valorizar as diferentes culturas.
• Reconhecer as contribuições nas áreas social, econômica e política dos africanos, indígenas e seus descendentes na História do Brasil.
• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimento.
Metodologia:
Inicialmente apresentar o conceito de miscigenação para os alunos, seguido de exemplos. Em seguida apresentar um vídeo retirado do youtube “ miscigenação vídeo trabalho”, que possui várias imagens retratando a miscigenação e com uma música de fundo que também contempla o assunto. Dedicar um momento para discussão, onde os alunos irão comentar sobre o vídeo e a música e a professora fará as intervenções necessárias, destacando a importância de valorizar todas as culturas que contribuíram para a formação do nosso país e enfatizando que hoje o Brasil é apreciado por outros países por possuir essa diversidade cultural. Para finalizar deixar os alunos pesquisar no computador sobre o tema e debater com os colegas e professora cada informação encontrada.
Recursos didáticos:
Laboratório de informática
Avaliação:
Avaliar o conhecimento dos alunos sobre miscigenação e se os mesmos identificam essa diversidade em nosso país.
Síntese
Os alunos mostraram interesse no assunto e comentaram bastante a diversidade de raças e cores apresentadas no vídeo. Outro ponto que foi bastante enfatizado pela professora e os alunos demonstraram compreensão, foi a respeito da contribuição dos indígenas e africanos na nossa cultura e que está presente até hoje no nosso dia a dia através da culinária e de manifestações culturais, como danças e festas típicas, que se destacam em diversas regiões do nosso país. Durante a pesquisa no computador, os alunos também identificaram várias informações a respeito da miscigenação que fizerem com que os mesmos compreendessem a importância da mistura de raças na formação do nosso país.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário