quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



ATIVIDADE 3.3

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Plano de aula


Turma: 3º Ano U

Professora: Dirce Bitdinger e Lilian Maria Rodrigues

Duração da aula: 2 horas


Objetivos

  • Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos.

  • Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las.

  • Trabalhar o gênero história em quadrinhos.



Conteúdo

Água – Conscientização sobre o desperdício



Desenvolvimento

Visto que o conteúdo “Água”, já foi trabalhado com os alunos em outros momentos, retomar o assunto, focando no desperdício da água e em dicas para evitar o mesmo.

Primeiro será entregue o texto “Dez mandamentos para cuidar da água”, fazer a leitura com os alunos e discutir cada dica. Em seguida propor aos alunos a montagem de um livro com atividades realizadas por eles envolvendo o assunto. Nesse momento dividir a sala em grupos que irão desenvolver atividades diferenciadas como, produção a partir de gravuras sobre como economizar água, preencher com a escrita, balões de história em quadrinhos, que representam o conteúdo trabalhado.


Recursos didáticos

Pesquisa em laboratório de informática e folhas impressas.


Avaliação

Durante a realização das atividades, observar se os alunos compreenderam a importância de preservar e economizar a água e o desempenho dos alunos na produção das atividades propostas.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Relações Raciais - Módulo XI



Esta atividade foi desenvolvida com os alunos da 5ª série B na sala de apoio.
Primeiro a professora fez a introdução falando sobre algumas personalidades negras que se destacam na televisão, no futebol, cinema e outros. Em seguida foi pedido que cada aluno falasse sobre um famoso negro e o seu trabalho.
Depois foi pesquisado na internet imagens de personalidades negras e mostradas aos alunos, fazendo os comentários necessários. Então cada aluno escolheu uma das personalidades apresentadas e fez uma pesquisa sobre a vida e trabalho da mesma. Baseado na pesquisa realizada, cada aluno produziu um texto destacando a importância do trabalho desta personalidade e também fez seu comentário sobre o que admirava nesta pessoa.
No final todos fizeram a leitura e socialização da sua produção, e de acordo com os comentários feitos pelos alunos, a professora fazia as intervenções necessárias.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADE 2.1 - PITEC

ATIVIDADE 2.1 – TROCA DE EXPERIÊNCIA

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETO

CURSISTA: LILIAN MARIA RODRIGUES DA SILVA



Projeto Horta Escolar


Durante o desenvolvimento do projeto, que foi trabalhado por toda equipe escolar, dividindo as atividades entre o 1º e 2º ciclo, foi possível observar a importância do trabalho com projetos, visto que os alunos se sentiram mais envolvidos e responsáveis pelas atividades referentes ao projeto. O trabalho em equipe também foi muito proveitoso, podendo ser destacada a atitude de cooperação que se é necessário ao trabalhar em equipe.

Os principais objetivos do projeto já estão sendo alcançados, pois os alunos compreenderam a importância de uma alimentação saudável, que foi trabalhada de diferentes maneiras, inclusive com pesquisas no laboratório de informática. Outro objetivo alcançado foi quanto aos hábitos alimentares dos alunos, que vem sendo aperfeiçoado, utilizando as hortaliças na merenda e algumas até disponibilizadas para os alunos e funcionários levarem para casa, devida à grande produção.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Relações Raciais - Módulo X












Aula desenvolvida na sala de apoio com alunos do 3º ano.
Primeiro coordenei uma roda de conversa, questionando os alunos sobre tudo que eles já trabalharam na sala de aula e sala de apoio, que envolve o tema relações raciais. Eles fizeram vários comentários, mostrando que não se deve ter preconceito, mas eles relacionam o preconceito mais aos negros e aos portadores de necessidades especiais, citando um aluno especial da escola como exemplo. Então enfatizei os outros tipos de preconceitos existentes em nossa sociedade, deixando os mesmos comentarem sobre o assunto.
Em seguida mostrei um vídeo do Olodum mirin fazendo uma apresentação, destacando que o grupo é formado por crianças de baixa renda, que freqüentam a ESCOLA OLODUM e preservam a cultura afro.
Para finalizar pedi aos alunos que montassem um cartaz, usando revistas e livros para recortes, abrangendo as diversas diferenças culturais, raciais e sociais. No cartaz foi possível perceber que os alunos não se concentraram apenas em figuras que mostrassem as diferenças raciais, mas sim nas diversas diferenças trabalhadas na aula.
Os alunos gostaram da aula, participaram bastante da roda de conversa e acharam interessante o vídeo do grupo mirin. Durante a produção do cartaz, foi possível observar que eles realmente compreenderam o assunto trabalhado.
Acredito que este tema deve ser trabalhado com freqüência no cotidiano escolar, com abordagens e atividades diferenciadas, para que em um futuro próximo, o preconceito não seja uma atitude tão recorrente em nossa sociedade.












quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade 2.5 - PITEC

ATIVIDADE 2.5

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

CURSISTA: LILIAN MARIA RODRIGUES DA SILVA


REFLEXÃO


O uso das TICS no processo de ensino aprendizagem, vem contribuindo bastante no trabalho dos profissionais de educação. No momento em que estes profissionais se capacitam para utilizar esses recursos, o resultado se torna ainda mais positivo e as aulas cada vez mais prazerosas para os alunos.

No Eixo I do PITEC, foi trabalhado o desenvolvimento de projetos com o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. O projeto trabalhado na escola em que atuo, teve um grande envolvimento de todo grupo escolar, pois escolhemos a Horta escolar, e dividimos as tarefas por ciclos. Todos se sentiram comprometidos com o trabalho e os resultados esperados tem sido alcançados, visto que os alunos estão compreendendo cada dia mais, a importância de uma alimentação saudável. Durante a realização deste projeto, o laboratório de informática foi bastante utilizado nos diversos estágios da horta, pois a cada procedimento como preparação do solo, plantio, irrigação, colheita e valores nutricionais dos vegetais plantados, estes eram pesquisados pela turma responsável, o que disponibilizou uma variedade de conhecimentos aos alunos e profissionais envolvidos.

Para se desenvolver um projeto envolvendo os recursos tecnológicos, é necessário que este esteja em consonância com o currículo, para que os conteúdos a serem trabalhados com os alunos seja contemplado. Foi o que trabalhamos no Eixo II, a importância de inserir as tecnologias no currículo, para que os profissionais da educação possam buscar informações em diferentes fontes, e assim proporcionar uma diversificação das aulas e ao mesmo tempo capacitar os alunos, que estão crescendo em uma sociedade digital, para aumentar suas fontes de conhecimento através dos recursos tecnológicos disponíveis em nossa sociedade.

No Eixo III foi discutido a importância de refletir sobre a ação, ou seja, sobre o projeto desenvolvido. Nesse momonto, todos os envolvidos no projeto devem socializar suas experiências vivenciadas no decorrer do trabalho e analisar quais ações necessitaram ou não de alterações. Para realizar essa análise com os alunos, uma estratégia bastante utilizada, é o estudo a partir de mapas conceituais, pois propiciam uma aprendizagem significativa para os mesmos.

Atividade 2.3 - PITEC

ATIVIDADE 2.3
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ANÁLISE E REGISTRO DO PROJETO NA AÇÃO

Horta Escolar
Escola Municipal Guarujá
Professores: Divino Rodrigues Sousa; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Marislei Carias da Silva; Ruth P. Camargo.
Disciplina: Interdisciplinar
Turma: 2º ciclo
Duração: Ano de 2011

1-Tema
O projeto Horta Escolar está sendo trabalhado com os alunos do 2° ciclo com diversas atividades relacionadas ao tema, como, pesquisa inicial para saber sobre a preparação do solo e dos canteiros e depois acompanhamento do processo de germinação e irrigação. Paralelo a esse intervalo entre o plantio e a colheita, estão sendo trabalhados conteúdos como alimentação saudável, partes da planta, classificação das plantas, cálculos matemáticos, produção de texto e ilustrações.
2-Disciplinas
Este projeto está sendo trabalhado de forma interdisciplinar, mas o foco maior está nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. O projeto foi incorporado ao PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), pois foram buscadas diversas informações sobre o projeto através de recursos tecnológicos, como laboratório de informática e multimídias.
3-Objetivos
O objetivo principal do projeto, que é proporcionar uma alimentação saudável e colorida, vem sendo alcançado, já que algumas hortaliças estão sendo colhidas e inseridas no lanche dos alunos. Quanto ao processo de cooperação no manuseio da horta, este também está atingindo os resultados esperados, pois todos os funcionários da escola estão envolvidos e os professores se organizaram de forma que cada ciclo ficasse responsável por determinadas etapas do projeto e depois todas as turmas participassem do manuseio e cuidados com a horta.
4-Ações
Todas as ações previstas estão sendo alcançadas, sendo destacada a estratégia de envolver cada turma em uma parte do processo de desenvolvimento do projeto, o que fez com que todos os alunos se sentissem envolvidos e responsáveis pela horta.
Quanto aos recursos, todos eles foram utilizados, sendo que a escola conta com um laboratório de informática e outros recursos de multimídias, os quais foram previstos para apoiarem as ações de realização do projeto. Estas tecnologias tiveram um papel importante no desenvolvimento do projeto, pois a cada passo do processo, os alunos eram levados ao laboratório para adquirir novos conhecimentos.
A integração dessas tecnologias ao desenvolvimento do PITEC e sua realização, aconteceu de forma satisfatória, pois os professores já têm um conhecimento de como utilizar essas tecnologias, visto que a maioria vem de uma trajetória contínua de cursos de formação tecnológica.
5-Atitudes
No decorrer do projeto valores como o trabalho de cultivo da terra, destacando a importância da agricultura para o nosso sustento e do uso correto da terra como fonte de produção, foram bastante trabalhados e também a cooperação foi uma atitude presente no decorrer de todo o processo.
6-Resultados
Os principais resultados esperados já foram alcançados, visto que os alunos estão aperfeiçoando os hábitos alimentares e conhecendo a importância de uma alimentação saudável e todos se envolveram nos cuidados com a horta.

Reflexão do vídeo

ATIVIDADE 2.4

ELABORAÇÃO DEPROJETOS

CURSISTA: LILIAN MARIA RODRIGUES DA SILVA

UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM

Já é uma realidade que os recursos tecnológicos vêm ocupando cada vez mais todos os espaços da sociedade. E com a escola não é diferente, e nos professores temos que buscar conhecer e acompanhar esses avanços, para que possamos desempenhar melhor nossa função. Mas como não fomos criados em uma sociedade digital, isso se torna mais difícil, o que requer mais esforço e compromisso dos educadores com essa nova realidade. Acredito que não podemos dizer que estamos prontos para a cultura digital, mas com a formação das TICS, podemos dizer que estamos preparados para buscar novos conhecimentos e avançar em relação às tecnologias. E para isso acontecer o primeiro passo é realmente utilizar esses recursos tecnológicos em nossas aulas, inserir esses recursos no currículo e buscar junto com os alunos novos conhecimentos e novas formas de facilitar o processo de aprendizagem.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ATIVIDADE 2.2
CURRICULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Plano de aula

Turma: 3º Ano U – Sala de apoio
Professora: Lilian Maria Rodrigues
Duração da aula: 2 horas

Objetivos
• Trabalhar o gênero história em quadrinhos;
• Ler e interpretar histórias em quadrinhos;
• Compreender e ilustrar história.

Conteúdo
Leitura e interpretação.

Desenvolvimento
Como todos os alunos já têm conhecimento prévio do gênero a ser trabalhado, será feita a apresentação de algumas histórias em quadrinhos no computador, utilizando o site da turma da Mônica http://www.monica.com.br/comics/turma.htm. Durante a leitura foi feita uma observação pela professora nos processos de leitura dos alunos. Em seguida conversar com os alunos para saber se os mesmos foram capazes de interpretar a história, relacionando o texto com as imagens.
Após essa interpretação oral, propor aos alunos que ilustrem uma história a partir do texto indicado. Nesse momento foi entregue uma folha impressa com a “História do Peteleco”, onde aparecem 10 quadrinhos com frases e espaço para ilustração, seguindo a sequência da história.
No final cada aluno fará a apresentação da sua atividade aos colegas.

Recursos didáticos
Internet e atividade impressa.

Avaliação
Durante a leitura, observar os processos de leitura de cada aluno e se fazem e se associam imagem à escrita.
Na atividade de ilustração, observar se as ilustrações são coerentes com a escrita dos quadrinhos.

Relações Raciais - Módulo IX

Plano de aula

Turma: 4º Ano B – Sala de apoio
Professora: Lilian Maria Rodrigues

Objetivos
• Conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais.
• Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira.

Conteúdo
Influências africanas no português falado no Brasil
Desenvolvimento
Iniciar com uma conversa com os alunos, fazendo uma breve busca histórica da formação do Brasil, destacando a importância dos africanos na formação do nosso país. Em seguida, informar aos alunos que existem várias palavras inseridas na nossa língua que são de origem africana. Na sequência fazer a leitura do texto “ que explica essa influência e cita algumas palavras adotadas pela nossa língua e fazer a interpretação oral.
Levar os alunos ao computador para pesquisar algumas dessas palavras e conhecer seu significado. Após esta pesquisa pedir que cada aluno escolha três palavras pesquisadas e façam a ilustração das mesmas, juntamente com seus significados. Depois da atividade realizada, deixar os alunos socializar suas ilustrações e comentar se conheciam essas palavras.
Recursos didáticos
Texto, internet e folhas A4
Avaliação
Observar o desenvolvimento dos alunos durante a pesquisa das palavras africanas e avaliar os comentários feitos por eles durante a interpretação do texto.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 1.5 - Elaboraçao de Projetos - PITEC

ATIVIDADE 1.5
PROPOSTA DE PROJETO
NOME DOS CURSISTAS:
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO 1º CICLO: Adriana Tibola; Aparecida Silvana da Silva; Dirce Bitdinger; Sílvia de Almeida Silva.

PROFESSORES RESPONSÁVIES PELO 2º CICLO: Divino Rodrigues Sousa ; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Marislei Carias da Silva; Ruth P. Camargo.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Guarujá

SÉRIE: 1º e 2º Ciclo

NÚMERO DE ALUNOS: 256 alunos

NÚMERO DE PROFESSORES: 08

ÁREA DE CONHECIMENTO: Todas

TÍTULO DO PROJETO: Horta escolar

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Interdisciplinar

CONTEÚDOS: Preparação do solo, plantio, germinação, irrigação, tipos de alimentos, partes da planta, classificação das plantas, produção de texto, cálculos matemáticos.

DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO:

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a comunidade escolar uma alimentação saudável e colorida, tornando um trabalho prazeroso e de cooperação no manejo da horta, com a intenção de mudar o ambiente tanto na visualização quanto na valorização pessoal dos alunos e funcionários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
• Conhecer técnicas de cultura orgânica;
• Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
• Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
• Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
• Cooperar em projetos coletivos;
• Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
• Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
• Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

JUSTIFICATIVA:

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e alunos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
A horta surgiu da necessidade de melhorar a alimentação dos alunos e aproveitar o espaço que temos na escola também para melhorar a visão do ambiente.
METODOLOGIA
As atividades de preparação do solo e dos canteiros foram desenvolvidas pelos alunos do 2° ciclo( 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental de 9 anos). O plantio e semeadura foram realizados pelos alunos do 1º ciclo ( 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de 9 anos).
As atividades de cuidado e acompanhamento da horta foram desenvolvidas por todos os alunos e funcionários da escola.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Laboratório de Informática; máquina digital; aparelho de som; DVD; data show

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

www.embrapa.br
www.sme.pmmc.com.br/arquivos/ambiental/horta.doc

Atividade 1.4 - Elaboração de Projetos - PITEC

ATIVIDADE 1.4
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DOS CURSISTAS:
Adriana Tibola; Dirce Bitdinger; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Aparecida Silvana da Silva.


IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Guarujá

SÉRIE: 3º ano, 4º ano “A e B”, 5ª série “A e B”

NÚMERO DE ALUNOS: 136 alunos

NÚMERO DE PROFESSORES: 04

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

TÍTULO DO PROJETO: Gêneros Textuais

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Disciplinar

CONTEÚDOS: Relato de experiências – (diário), carta, convite, e-mail, receitas e regras de jogo.
Textos: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, artigo de opinião, leitura de gravuras, textos reflexivos.
Produção de uma entrevista (gênero), bula de remédios, conto, poemas, notícia, conto e poema (comparação).
Estatuto, declaração de direito, resumo, resenha, letra de música, história bíblica, adivinhas, rótulos.


DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO:

OBJETIVO GERAL:
Promover a leitura, incentivar e facilitar o acesso àqueles que têm ou gostariam de desenvolver o hábito de ler, instigar e incentivar àqueles que não têm a criá-lo; apreciar a leitura; conhecer vários gêneros textuais; proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ler diversos gêneros textuais previamente selecionados;
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações sobre a linguagem oral e escrita;
- Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos, sociais, contextuais e lingüísticos;
- Produzir textos a partir das leituras e discussões promovidas na sala de aula;

JUSTIFICATIVA:

Este projeto justifica-se pela necessidade de promover a leitura dos alunos da escola, de modo que, também, o aprendizado da língua escrita aconteça prazerosamente. Torna-se relevante investigar, entender e discutir assuntos relacionados aos diversos gêneros textuais fazendo uso da língua portuguesa culta e auxiliar na construção e aprimoramento textual. Aponta-se também a necessidade de realizarmos um planejamento que estabeleça métodos convenientes e com um conjunto de procedimentos e ações que visem à realização do projeto.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Laboratório de Informática; máquina digital; aparelho de som; CDS; DVD; data show; filmadora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série. Brasília: SEF/MEC, 1997.

DOLZ, J; SHCNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita/
Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.p.41-

LIBÂNEO, José Carlos. Exigências Educacionais Contemporâneas e Meias de
Comunicação. São Paulo: Ática, 1996.

Relações Raciais - Módulo VIII



Identidade e Cultura Afro-brasileira
Essa atividade foi trabalhada com os alunos da 5ª série B, na sala de apoio.
Foi realizada uma conversa com os alunos, recapitulando a história do Brasil e as contribuições dos africanos em nossa cultura. Aproveitando uma pesquisa que os alunos já haviam feito na sala de informática sobre a culinária, em uma aula na sala de aula, e também destacando o grupo que a escola ensaiou para apresentar na noite folclórica sobre a dança africana, foi pedido aos alunos que produzissem uma história em quadrinhos sobre um dos temas.

Atividade 1.6 Finalizando o eixo I PITEC

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Atividade 1.3 - PITEC

ATIVIDADE 1.3
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DO CURSISTA: LILIAN MARIA RODRIGUES DA SILVA

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Acredito que com a multiplicidade de recursos tecnológicos que podemos utilizar em situações de aprendizagem, fica impossível desenvolver um projeto que não seja interdisciplinar, pois ao pesquisar sobre o tema, os envolvidos no projeto irão adquirir novos conhecimentos e poder relacioná-los com o assunto trabalhado. Isso me leva a concluir que pode se desenvolver um projeto com foco maior em uma determinada área de conhecimento, mas nunca isolado nessa disciplina, o que perderia o sentido de se trabalhar com projetos, pois o mesmo se caracteriza por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Um trabalho isolado também comprometeria a postura do professor, que cada dia mais busca melhorar e reconstruir sua prática pedagógica.

Atividade 1.2 - PITEC

DIÁLOGO TEÓRICO

Ambos os pensadores defendem o trabalho com projetos e também acreditam que despertar a curiosidade dos alunos é a melhor forma para se atingir um bom aprendizado, porém cada um apresenta visões diferenciadas ao se trabalhar com esses projetos.
Para Hernandez o primeiro passo é reorganizar o currículo em forma de projetos, assim o professor passará de transmissor de conteúdos a pesquisador e o aluno conseqüentemente a receptor passivo e sujeito do processo. Para ele não existe um método, mas sim várias condições para se respeitar, e a primeira é determinar o assunto a ser pesquisado, que pode partir do professor ou dos alunos. Hernandez acredita que tudo pode ser ensinado por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial.
Já Freire defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e sua crítica à escola conservadora era justamente essa, pois para ele essa escola apenas passava os conteúdos ao aluno, que o recebia e acomodava e Freire defende uma escola que deixe os alunos inquietos e que o professor leve os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdades absolutas. Outra idéia defendida pelo pensador é que o ensino aprendizagem deve partir do conhecimento que o aluno já tem, levando o aluno a aprender a “ler o mundo” para assim poder transformá-lo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Relações Raciais - Módulo VII

A atividade do módulo VII foi trabalhada com os alunos da 5ª série B, na sala de apoio.
Primeiro fiz apanhado de tudo que já foi trabalhado sobre diversidade, miscigenação e preconceito no decorrer deste curso. Em seguida foquei o assunto para diversidade de cores em nosso país. Nesse momento os alunos participaram bastante com comentários sobre preconceito não só em relação à cor, mas também preconceito devido a opção sexual e a condição social.
Em relação à cor da pele, os alunos fizeram comentários atribuindo a sua cor em função da cor de seus familiares. Mas no momento em que cada aluno foi questionado sobre a sua cor, uma aluna que é negra, respondeu que sua cor é morena. Acredito que sua resposta se deve ao fato de a palavra negro ainda não ser tão aceita pela sociedade e pela própria pessoa que é negra. Pois no decorrer da conversa nenhum aluno demonstrou preconceito em relação à cor.

Relações Raciais - Módulo VI

Plano de aula
Alunos atendidos: 3º e 4º ano – Sala de apoio
Conteúdo: Miscigenação
Objetivos:
• Compreender o conceito de miscigenação.
• Valorizar as diferentes culturas.
• Reconhecer as contribuições nas áreas social, econômica e política dos africanos, indígenas e seus descendentes na História do Brasil.
• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimento.
Metodologia:
Inicialmente apresentar o conceito de miscigenação para os alunos, seguido de exemplos. Em seguida apresentar um vídeo retirado do youtube “ miscigenação vídeo trabalho”, que possui várias imagens retratando a miscigenação e com uma música de fundo que também contempla o assunto. Dedicar um momento para discussão, onde os alunos irão comentar sobre o vídeo e a música e a professora fará as intervenções necessárias, destacando a importância de valorizar todas as culturas que contribuíram para a formação do nosso país e enfatizando que hoje o Brasil é apreciado por outros países por possuir essa diversidade cultural. Para finalizar deixar os alunos pesquisar no computador sobre o tema e debater com os colegas e professora cada informação encontrada.
Recursos didáticos:
Laboratório de informática
Avaliação:
Avaliar o conhecimento dos alunos sobre miscigenação e se os mesmos identificam essa diversidade em nosso país.
Síntese
Os alunos mostraram interesse no assunto e comentaram bastante a diversidade de raças e cores apresentadas no vídeo. Outro ponto que foi bastante enfatizado pela professora e os alunos demonstraram compreensão, foi a respeito da contribuição dos indígenas e africanos na nossa cultura e que está presente até hoje no nosso dia a dia através da culinária e de manifestações culturais, como danças e festas típicas, que se destacam em diversas regiões do nosso país. Durante a pesquisa no computador, os alunos também identificaram várias informações a respeito da miscigenação que fizerem com que os mesmos compreendessem a importância da mistura de raças na formação do nosso país.

Relações Raciais - Módulo v

Esta atividade foi realizada com alunos do 3º e 4º ano na sala de apoio.
Os alunos se mostraram confusos em relação aos europeus e asiáticos, então mostrei no computador algumas imagens desses povos e então eles completaram com adjetivos que eles imaginaram após ver as imagens. Mas em relação ao negro as respostas foram todas voltadas à relação dos mesmos com a escravidão e com a cor de pele. No indígena completaram com matas, florestas e culturas. Após realizar a atividade, conversei com os mesmos sobre a visão de que o negro só está ligado à escravidão, apontando várias contribuições na nossa cultura, que foram trazidas pelos negros. Para finalizar enfatizei que nenhum desses povos deve ser discriminado e que a cultura de todos deve ser respeitada.

Relações Raciais - Módulo II


A atividade relatada a seguir, foi trabalhada na sala de apoio com alunos do 3° e 4° ano.
Primeiro foi feita uma leitura pela professora, do texto “Aceitando pelo o que é”, seguida de interpretação oral com o grupo. Na sequência apresentação de um cartaz “Respeito às diferenças”, com figuras destancando as diferenças raciais, físicas e culturais. Cada figura do cartaz foi comentada pelo grupo, com a professora fazendo as intervenções necessárias, enfatizando que essas diferenças não interferem na capacidade do ser humano de conviver em sociedade e nem podem ser usadas para se discriminar alguém.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Pessoal e Profissional

Atividade 1.1 - Meu projeto pessoal/profissional

Projeto Pessoal e Profissional

Tudo que queremos alcançar, seja na vida profissional ou pessoal, precisamos de um projeto para que possamos traçar os objetivos e assim facilitar a realização dos nossos sonhos e ideais.
No âmbito escolar o trabalho com projetos é fundamental, pois os alunos participam da escolha do tema e eles mesmos levantam os questionamentos a respeito do tema e da meta a ser alcançada, o que faz com que os alunos fiquem motivados a desenvolver o projeto.
Outro ponto importante e muito positivo no trabalho com projetos na escola, é que os alunos aprendem a desenvolver atitudes coletivamente, compreendendo que os resultados poderão abranger não só os indivíduos envolvidos no projeto, mas também a sociedade como um todo. Com isso, os alunos se tornam cada vez mais participativos na sociedade e desenvolvem o conceito de cidadania.
Na minha vida sempre procurei planejar as minhas atitudes para obter o máximo possível dos resultados esperados, o que na verdade se torna um projeto constante. Na vida profissional consegui boa parte do que planejei, que seria me graduar e especializar enquanto solteira, pois acreditava e ainda acredito que facilita muito você fazer as coisas por parte para não acumular responsabilidades familiares e estudantis ao mesmo tempo. Na vida pessoal no momento estou realizada, mas esta parte acredito que os projetos tem mais índices de não se concluir da maneira que foi traçado, devido se envolver mais questões afetivas e familiares, que nem sempre tem como serem planejadas. Mas tanto na vida pessoal como profissional estamos em constante transformação e traçando projetos em busca de viver melhor e mais feliz a cada dia.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O negro e a cultura brasileira


Esta atividade foi realizada com alunos do 3º e 4º ano na sala de apoio.
Primeiro aconteceu uma conversa sobre a chegada dos africanos no Brasil para o trabalho escravo e como viviam essas pessoas. Depois foi falado sobre a cultura dos negros e as contribuições deixadas por eles na nossa cultura. Dentre essas culturas, foi destacada a capoeira, com pesquisa no computador sobre a origem da dança e apresentação de vídeos. Para finalizar foi feita uma apresentação na escola, do grupo de capoeira “Berimbau Brasil”, do nosso município, o qual após a apresentação demonstrou os instrumentos utilizados e falaram sobre a origem da dança.